Nossa história
A história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau, tem início lá no ano de 1945, mais precisamente no dia 29 de julho daquele ano, sendo oficialmente considerado como Sindicato no dia 29 de abril de 1952, conforme Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho. Antes disso era considerado como associação.
As razões de sua fundação e toda a sua trajetória até os dias de hoje em nada ou pouco difere, de outros Sindicatos existentes no Brasil e no mundo, nos mais variados segmentos de categorias da classe trabalhadora: Se unir, se organizar e lutar para conquistar melhorias de carga horária, ambiente de trabalho, salário, enfim, para poder viver em sociedade, de uma maneira digna e igualitária. Essas lutas sempre são travadas não só com a classe patronal, mas também, com nossos governantes, responsáveis pela elaboração das leis que regem a relação capital/trabalho.
No princípio, a área de abrangência da Associação e depois Sindicato, se limitava aos trabalhadores no comércio do município de Blumenau e no decorrer do tempo houve a expansão da base para os outros municípios, culminando hoje com uma abrangência de 11 municípios: Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Apiúna.
A Sede do Sindicato continua em Blumenau, com sub-sedes nos municípios de Gaspar, Pomerode, Indaial e Timbó, todas são patrimônio próprio, adquirido com recursos provenientes de contribuições financeiras da categoria, seja da sindical, assistencial e mensalidades.
Atualmente, conforme registros na entidade, já são mais de 40.000 trabalhadores no comércio e serviços, laborando nos 11 municípios de sua base, distribuídos nos segmentos do comércio varejista, atacadista e em serviços contábeis e de assessoria, perícia e pesquisa.
Estes mais de 40.000 trabalhadores, com enquadramento sindical neste Sindicato, são beneficiados automaticamente por tudo que consta nas Convenções Coletivas de Trabalho, fruto de reivindicações e negociações com os Sindicatos Patronais, que hoje já somam 10 Sindicatos enquanto o dos trabalhadores continua sendo um ou ÚNICO.
Com este breve histórico, sem citações de muitas datas e outros pormenores, queremos despertar o interesse de todos de continuar navegando em nosso site, para saber tudo sobre as Convenções Coletivas de Trabalho de seus respectivos segmentos; saber tudo sobre todos os benefícios oferecidos; saber quem é a atual diretoria e como se associar ou contribuir com ideias e financeiramente, para que esta Entidade, o seu Sindicato, possa continuar na luta pela garantia dos direitos já conquistados a todos os trabalhadores.