Somos mais de 40.000 trabalhadores prestando serviços no Comércio Varejista, Atacadista, Farmácias, Cooperativas, Concessionárias de Veículos, Material Ótico, Assessoramento, Perícias, Pesquisas e em Contabilidades, abrangendo os municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O conjunto destes trabalhadores forma nossa Categoria, que por sua vez, constitui nosso SINDICATO.

Por que é importante se associar ao sindicato?

Conforme dissemos aqui, é muito importante a participação dos trabalhadores para o fortalecimento do Sindicato. Vários empregados estão conscientes da importância de contribuir para o sindicato mas, além da contribuição, você sabia que pode se associar ao Sindicato? Eis abaixo alguns motivos para se associar:

Garantia de respaldo jurídico

Uma das melhores maneiras que um sindicato tem para zelar efetivamente por seus associados é por meio do respaldo jurídico que proporciona à sua categoria.

Seja em questões trabalhistas, seja em negociações coletivas, o sindicato sempre atuará na proteção do interesse da categoria, assumindo a liderança nessas negociações.

Quando um sindicato tem força, consegue impor a força de toda uma categoria. Quando é feita uma negociação, todos os trabalhadores e empresas são obrigados a respeitá-la.

Daí a fundamental relevância do sindicato na vida do trabalhador, pois quanto mais representativo ele for, maiores são as suas chances de realizar ações efetivas que atendam às reivindicações da categoria.

Para o sindicato desempenhar seu papel, é imprescindível o apoio dos trabalhadores, que são os grandes beneficiados com as atividades e as lutas da entidade.

Ganho de proteção

Em caso de algum problema trabalhista, é possível contar com o sindicato para ações individuais ou coletivas e ainda ajudar a mediar a situação de forma extrajudicial (amigável), através da Concilia que agora está sediada no próprio sindicato, a casa do trabalhador!

Auxílio na luta pelos direitos do trabalhador

Seja por desconhecimento, seja na busca por acumular mais lucro ou se manter lucrativa diante da concorrência, muitas empresas acabam tomando atitudes que prejudicam o trabalhador de alguma forma, o “lado mais fraco” pra reduzir despesas e custos dos empresários. Para evitar essas situações, além de lutar por regulamentos e leis que beneficiem a classe trabalhadora, o apoio aos sindicatos é muito importante, principalmente na fiscalização, ações judiciais, mediação e negociações coletivas.

Além disso, é possível buscar auxílio com os sindicatos para tirar dúvidas sobre seus direitos, bem como entender o que pode ou não fazer para continuar em conformidade com a lei ou usá-la para reparar injustiças e atividades ilícitas.

Aumento da força da categoria

A união dos sindicatos e trabalhadores de determinada classe faz com que toda a categoria se fortaleça e seja mais organizada, já que poderão planejar melhor o que deve ser adicionado ou implementado na legislação atual para que se tenha uma profissão mais digna.

Acesso a serviços e descontos

Outra função importante recebida ao se associar ao sindicato é a manutenção de programas de convênios que visam proporcionar vantagens econômicas aos seus associados e à categoria como um todo.

Aos associados, nossa entidade oferece atendimentos à saúde, com consulta médica, exames de raio-x e ultrassom gratuitos, reembolso de 20% sobre medicamentos com receita médica e outros. Além desses benefícios, a principal vantagem de se sindicalizar é ajudar diretamente no fortalecimento da negociação entre a categoria e os patrões.

Isso tudo além dos demais benefícios acima elencados, mas se quiser pode clicar aqui também para ver todos os benefícios disponíveis.

Agora que as vantagens da filiação estão mais claras, a decisão por se associar ao sindicato também é facilitada.

Por fim, você sabia que não existe lei que obrigue o empregador conceder reajuste salarial? Pois é, apenas através da negociação do sindicato é possível garantir o aumento de salário anual. E a negociação coletiva, como qualquer outra negociação, depende de força para maiores conquistas e essa força está na participação dos trabalhadores, principalmente na associação.

Então, o que está esperando? Entre em contato agora mesmo e fortaleça a sua categoria, filie-se ao SINDICATO!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 4 =