Somos mais de 40.000 trabalhadores prestando serviços no Comércio Varejista, Atacadista, Farmácias, Cooperativas, Concessionárias de Veículos, Material Ótico, Assessoramento, Perícias, Pesquisas e em Contabilidades, abrangendo os municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O conjunto destes trabalhadores forma nossa Categoria, que por sua vez, constitui nosso SINDICATO.

A importância de participar do sindicato

Todo trabalhador sabe que associar-se ao Sindicato representativo de sua categoria não é obrigatório. Aliás, existe forte pressão das classes dominantes contra as Entidades Sindicais, levando grande parte da classe trabalhadora a questionar a importância do Sindicato, muitas vezes até mesmo a hostilizar tão importante instituição!

Trabalhador: a sindicalização é muito mais do que uma obrigação: é um direito! Para que você possa entender a importância de ser sindicalizado, primeiro deve entender o que é um sindicato:

Sindicato é uma associação de pessoas que fazem parte de um mesmo segmento trabalhista. Seu objetivo principal é a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados. Também é papel dos sindicatos organizar greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.

Os sindicatos dedicam-se também aos estudos da área em que atuam, realizando atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados, como palestras, reuniões e cursos.

Como uma categoria é composta por um grande número de trabalhadores com interesses diversos, ao ser sindicalizado, o trabalhador começa a fazer parte de um grupo com objetivos em comum: salário digno, melhores condições de trabalho, benefícios, perspectivas de crescimento na carreira, estabilidade, relações de trabalho democráticas etc.

Cobranças, lutas e reivindicações fazem parte do cotidiano dos trabalhadores, estão sempre no centro das disputas e conflitos inerentes à luta de classe. Neste ponto fica muito evidente a importância do sindicato: quanto mais organizado o trabalhador estiver, mais chances de vitória ele terá. Para vencer qualquer luta, é imprescindível que os trabalhadores façam parte de um sindicato forte, representativo e combativo.

Direitos e conquistas são adquiridos à base de muitas disputas e conflitos, são fruto de uma luta coletiva que só é possível através da estrutura sindical.

Ao sindicalizar-se, você assume o seu papel de protagonista nas lutas e conquistas da sua categoria. A unidade é o que nos torna forte e o sindicato é o nosso principal elo de união e transformação.

São os Sindicatos os legítimos representantes da classe trabalhadora frente aos patrões. Sindicalizar-se significa participar ativamente de ações que valorizam cada trabalhador. É fortalecer a luta de toda uma categoria por melhores salários, por segurança e saúde no ambiente de trabalho, pela manutenção dos direitos já conquistados e por sua ampliação.

Somente organizados em suas respectivas entidades representativas os trabalhadores se tornam fortes o suficiente para articular negociações objetivando o atendimento de suas demandas coletivas. Então, fica claro que apenas sindicalizar-se não é suficiente. É preciso participar efetivamente das lutas por novas conquistas e garantias de direitos.

Foi desta forma que os Sindicatos contribuíram, trazendo para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que são, hoje, benefícios incorporados no dia a dia de cada trabalhador e trabalhadora, como o vale-refeição, o vale-transporte, o 13º salário, entre outros.

Para o sindicato desempenhar seu papel, é imprescindível o apoio dos trabalhadores, que são os grandes beneficiados com as atividades e as lutas da entidade.

A união dos sindicatos e trabalhadores de determinada classe faz com que toda a categoria se fortaleça e seja mais organizada, já que poderão planejar melhor o que deve ser adicionado ou implementado na legislação atual para que se tenha uma profissão mais digna.

Por fim, você sabia que não existe lei que obrigue o empregador conceder reajuste salarial? Pois é, apenas através da negociação do sindicato é possível garantir o aumento de salário anual. E a negociação coletiva, como qualquer outra negociação, depende de força para maiores conquistas e essa força está na participação dos trabalhadores, principalmente na associação.

Então, o que está esperando? Entre em contato agora mesmo e fortaleça a sua categoria, filie-se ao SINDICATO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =