SINDICATO FORTE É SINDICATO COM PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA
Mais um final de ano está chegando e, com ele, mais uma época de aquecimento do comércio no país com o recebimento do 13º e das festividades de fim de ano.
Além dessa importante situação, também é momento de valorização do seu sindicato.
Você sabia que a decisão do STF quanto ao pagamento das Contribuições não mudou em nada a nossa contribuição?
Pois é! Nossa contribuição permanece a mesma, inclusive com os valores congelados desde 2017!
Mas por que é importante essa participação financeira em favor do “sindicato”? Temos um segredo para lhe contar: ESSA CONTRIBUIÇÃO É EM FAVOR DA CATEGORIA! O Sindicato é toda a classe trabalhadora do comércio!
Quando um sindicato tem força, consegue impor a força de toda uma categoria. Quando é feita uma negociação, todos os trabalhadores e empresas são obrigados a respeitá-la.
Isso quer dizer que, se não há sucesso numa negociação, não só os sindicalizados quem “pagam a conta”, mas sim toda a categoria que ele representa.
É por isso que, mesmo que não seja filiado, o empregado recebe os mesmos benefícios e consequências da negociação que seus colegas que são associados ao sindicato.
Porém, brigar por melhores condições trabalhistas não é uma tarefa simples.
Você já tentou negociar algum direito sozinho, seja um aumento salarial ou um acordo de demissão diretamente com seu patrão?
Na maioria das vezes, essas situações não são nem um pouco favoráveis ao empregado.
E mais, você sabia que o aumento salarial não é obrigatório? E que vários setores no Brasil estão há anos sem aumento salarial?
Pois é!
Daí a fundamental relevância do sindicato na vida do trabalhador, pois quanto mais representativo ele for, maiores são as suas chances de realizar ações efetivas que atendam às reivindicações da categoria.
Para o sindicato desempenhar seu papel, é imprescindível o apoio dos trabalhadores, que são os grandes beneficiados com as atividades e as lutas da entidade.
Mas sem as contribuições financeiras, nada disso seria possível.
Além das mobilizações para manutenção e conquistas de benefícios, os recursos arrecadados são utilizados para manutenção das atividades administrativas, assessoria jurídica, comunicação e muitos outros benefícios.
Sabemos que nem sempre o trabalhador consegue dispor de mais um valor mensal. Neste caso, a contribuição assistencial, somente em 2 momentos no ano, é o ideal para quem quer manter a força de negociação do sindicato. É com essa força que conseguimos manter o pagamento de ajuda de custo em domingos e feriados (seja em dinheiro, seja em vale compras). Essa conquista particularmente tem sido uma das maiores lutas do sindicato para sua manutenção e, pagar a contribuição assistencial é uma das principais maneiras de manter a atuação forte do seu sindicato!
Mais forte, a entidade terá mais chances de contratar inclusive bons advogados e outros profissionais, favorecendo ainda mais as lutas.
Uma coisa é certa: todo apoio financeiro que o trabalhador dá ao seu sindicato volta para ele em inúmeros benefícios.
Nessa “conta”, quem ganha é o próprio trabalhador.