Somos mais de 40.000 trabalhadores prestando serviços no Comércio Varejista, Atacadista, Farmácias, Cooperativas, Concessionárias de Veículos, Material Ótico, Assessoramento, Perícias, Pesquisas e em Contabilidades, abrangendo os municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O conjunto destes trabalhadores forma nossa Categoria, que por sua vez, constitui nosso SINDICATO.

Primeiro de Maio – Dia do Trabalhador

O DIA DO TRABALHADOR, comemorado no dia 1º de maio, é uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.

Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes. Assim, no mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.

O Dia do Trabalhador no Brasil

No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.

1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi anunciada no dia 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.

Além do Brasil, cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalhador um dia de folga, entre eles Portugal, Rússia, Espanha, França e Japão.

2022

Para celebrar: Diversos atos em defesa do emprego, direitos, democracia e pela vida estão sendo organizados em todo o Brasil. As centrais sindicais se uniram para propor reflexão, luta e para reivindicar emprego decente e desenvolvimento sustentável com justiça social, entre outras pautas fundamentais para o país voltar ao rumo do crescimento.

O Ato Unificado do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora vai intensificar a luta por mais direitos e por um país mais justo, com uma política econômica que priorize o desenvolvimento com geração de emprego e renda para o país. O local onde ocorrerá o principal movimento será em São Paulo, com a presença de diversos artistas, entre eles Daniela Mercury e Leci Brandão.

O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube das centrais sindicais.

O Sindicato considera que o primeiro de maio deve ser um dia de descanso para todos os trabalhadores ou, ao menos, em tempo de crise econômica, um dia de trabalho com melhor remuneração e benefícios. É o que acontece em nossa categoria, a maior parte dos trabalhadores terá folga e outra parte, conforme determina a lei, trabalhará mas com a garantia das conquistas sindicais como ajuda de custo e folga(s) extra(s).

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau homenageia a todos os empregados da categoria neste que é o SEU DIA! Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano. Feliz Dia do Trabalho! E seguimos juntos para melhoria das condições de vida e trabalho, inclusive para este dia de celebração!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − quinze =