Somos mais de 40.000 trabalhadores prestando serviços no Comércio Varejista, Atacadista, Farmácias, Cooperativas, Concessionárias de Veículos, Material Ótico, Assessoramento, Perícias, Pesquisas e em Contabilidades, abrangendo os municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O conjunto destes trabalhadores forma nossa Categoria, que por sua vez, constitui nosso SINDICATO.

Comércio de Santa Catarina registra crescimento no primeiro semestre de 2023

Volume do comércio varejista catarinense teve crescimento de 4,9% no acumulado do 1º trimestre de 2023, ou seja, entre janeiro e março, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice é quase a metade do registro nacional, que foi de 2,4%.

O mês de março registrou crescimento de 0,6% nas vendas do comércio varejista em relação a fevereiro em Santa Catarina, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ainda de acordo com o IBGE, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, no Brasil. A média móvel trimestral foi de 1,5% no trimestre encerrado em março.

Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses e, também, de 2,4% no ano.

Já em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve avanço de 2,4% no volume de vendas em março, frente a fevereiro. Em comparação com o mesmo mês de 2022, o volume de vendas avançou 4,1% em Santa Catarina.

 

 

 

 

 

 

 

Pauta aprovada pela categoria pede aumento real, acima do INPC

O aquecimento do comércio catarinense no início do ano é mais um fundamento para aprovação da pauta deste ano para os comerciários.

Sabemos que o INPC deste ano está em menos da metade do período de 2022, sendo o acumulado dos últimos 12 meses com percentual de 3,83% e previsão de queda.

Mais do que nunca o sindicato busca aumento acima do acumulado, com base em crescimento real do setor. Desta forma, é imperativa a participação de toda a categoria para conquistarmos aumento real nas próximas negociações.

Por isso, o Sindicato precisa se fortalecer, quanto mais representativo ele for, maiores são as suas chances de realizar ações efetivas que atendam às reivindicações da categoria.

Filie-se ao seu Sindicato! Participe das pautas de negociação, contribua! Juntos somos mais fortes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 4 =