Comércio de Santa Catarina registra crescimento no primeiro semestre de 2023
Volume do comércio varejista catarinense teve crescimento de 4,9% no acumulado do 1º trimestre de 2023, ou seja, entre janeiro e março, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice é quase a metade do registro nacional, que foi de 2,4%.
O mês de março registrou crescimento de 0,6% nas vendas do comércio varejista em relação a fevereiro em Santa Catarina, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ainda de acordo com o IBGE, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, no Brasil. A média móvel trimestral foi de 1,5% no trimestre encerrado em março.
Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses e, também, de 2,4% no ano.
Já em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve avanço de 2,4% no volume de vendas em março, frente a fevereiro. Em comparação com o mesmo mês de 2022, o volume de vendas avançou 4,1% em Santa Catarina.
Pauta aprovada pela categoria pede aumento real, acima do INPC
O aquecimento do comércio catarinense no início do ano é mais um fundamento para aprovação da pauta deste ano para os comerciários.
Sabemos que o INPC deste ano está em menos da metade do período de 2022, sendo o acumulado dos últimos 12 meses com percentual de 3,83% e previsão de queda.
Mais do que nunca o sindicato busca aumento acima do acumulado, com base em crescimento real do setor. Desta forma, é imperativa a participação de toda a categoria para conquistarmos aumento real nas próximas negociações.
Por isso, o Sindicato precisa se fortalecer, quanto mais representativo ele for, maiores são as suas chances de realizar ações efetivas que atendam às reivindicações da categoria.
Filie-se ao seu Sindicato! Participe das pautas de negociação, contribua! Juntos somos mais fortes!