Somos mais de 40.000 trabalhadores prestando serviços no Comércio Varejista, Atacadista, Farmácias, Cooperativas, Concessionárias de Veículos, Material Ótico, Assessoramento, Perícias, Pesquisas e em Contabilidades, abrangendo os municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O conjunto destes trabalhadores forma nossa Categoria, que por sua vez, constitui nosso SINDICATO.

Após atuação do Sindicato SINTRAFITE – Coteminas realiza acordo com sindicato e MPT para condições de demissão de empregados

No início de julho deste ano a Coteminas manifestou sua intenção de dispensar por volta de 700 funcionários.

A primeira proposta para a dispensa em massa se deu com previsão de parcelamento das verbas rescisórias em 15 vezes e sem qualquer garantia dos pagamentos.

Sintrafite intervém e consegue garantia de pagamento das rescisões e parcelamento menor.

A atuação do Sindicato foi essencial para garantir melhores condições para o pagamento das verbas rescisórias. Conforme informações do presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske, todas as verbas rescisórias dos trabalhadores serão pagas em até dez parcelas.

As demissões serão de forma escalonada. “São 721 demissões, que serão feitas em três momentos. O primeiro grupo a sair será os que não querem mais continuar na empresa. Esse é o maior grupo, passa de 300 pessoas. As demissões vão ocorrer em julho, agosto e setembro”, conforme explicou o presidente do Sintrafite.

Essa proposta foi assinada e protocolada junto ao Ministério Público de Trabalho. Além da negociação, o Sindicato conseguiu que um terreno e as máquinas da Coteminas fiquem em nome dos trabalhadores como garantia para o pagamento das parcelas.

ATUAÇÃO SINDICAL GARANTE DIREITOS E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO

Os Sindicatos sempre são as ferramentas de negociação entre empresas e trabalhadores. Em toda história da humanidade, nenhuma conquista de direito trabalhista se deu a não ser com muita luta e esforço dos trabalhadores com seu Sindicato.

Quando um sindicato tem força, consegue impor a força de toda uma categoria. Quando é feita uma negociação, todos os trabalhadores e empresas são obrigados a respeitá-la.

Daí a fundamental relevância do sindicato na vida do trabalhador, pois quanto mais representativo ele for, maiores são as suas chances de realizar ações efetivas que atendam às reivindicações da categoria.

Para o sindicato desempenhar seu papel, é imprescindível o apoio dos trabalhadores, que são os grandes beneficiados com as atividades e as lutas da entidade.

Mais forte, a entidade terá mais chances de contratar inclusive bons advogados e outros profissionais, favorecendo ainda mais as lutas.

Mas sem as contribuições financeiras, nada disso seria possível.

Além das mobilizações para manutenção e conquistas de benefícios, os recursos arrecadados são utilizados para manutenção das atividades administrativas, assessoria jurídica, comunicação e muitos outros benefícios.

Uma coisa é certa: todo apoio financeiro que o trabalhador dá ao seu sindicato volta para ele em inúmeros benefícios. Estamos nos aproximando das negociações e teremos mais conquistas se tivermos o apoio dos comerciários.

Nessa “conta”, quem ganha é o próprio trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 4 =